.

Telefone/WhatsApp: (67) 99134-9411 ou (67) 99902-8700

Qual a importancia de um vídeo institucional?


Para apresentar sua empresa, assim como os seus produtos e serviços, o vídeo institucional é uma excelente ferramenta de comunicação. Isso porque, além de divulgar o seu negócio, ele estabelece um canal de interação e engajamento com o público.
Através do vídeo institucional você pode, por exemplo, informar suas metas, mostrar resultados, implementar estratégias para a melhoria do clima organizacional e revelar qual é o seu posicionamento – tanto de mercado quanto, em alguns casos, filosófico e político.
A versatilidade dessa ferramenta de comunicação não está apenas na possibilidade de alcançar diversos objetivos, mas nos formatos e tipos variados que existem. Separamos alguns dos principais para te ajudar a identificar, e também a escolher, o que mais se enquadra no perfil da sua organização.
Para investir nesta ferramenta de comunicação responda antes à pergunta: Qual é o objetivo do vídeo? Com base na resposta a esta pergunta você identificará qual o tipo ideal para a sua empresa. São eles:

1. Apresentação da identidade da empresa
Esse é o uso mais tradicional do vídeo institucional, utilizado para apresentar a empresa, contar sua história, um pouco sobre os fundadores, como começou, o que ela faz, e por aí vai. Por ter um público amplo os resultados também são difusos, podendo não ser o ideal para cumprir metas específicas. Para que ele tenha um grande alcance, divulgue-o no Youtube, nas redes sociais e também no seu próprio site.
Através do vídeo institucional você pode, por exemplo, informar suas metas, mostrar resultados, implementar estratégias para a melhoria do clima organizacional e destacar seus diferenciais e posicionamento no mercado.

2. Mostre a cara da sua empresa para os investidores
O vídeo institucional pode ser usado como argumentação principal na hora de captar investidores. É muito indicado para startups, empresas que estão começando e negócios inovadores. Procure explorar o máximo da sua cultura, equipe, produtos e os benefícios que o investidor terá ao apostar em sua empresa. Esse material é muitas vezes utilizado em reuniões de negócios ou como material de pré-reunião, para captar a atenção dos investidores.

3. Tem uma nova ideia? Produza um vídeo institucional para apresentá-la ao mercado
O vídeo tem um caráter didático, pois ao unir imagem, texto, áudio, infográfico, etc, em uma única plataforma de apresentação, ele torna o recado mais fácil de ser entendido. É o caso do lançamento de novas funcionalidades em softwares ou plataformas web, da inauguração do e-commerce de um atacadista ou mesmo um projeto inovador de interesse do mercado. Se você tem uma ideia ou projeto novo, pode ser uma boa ideia fazer a apresentação através de um vídeo, pois garante maior engajamento da audiência e eficácia para transmitir a informação.
Outra vantagem muitas vezes importante é otimizar o tempo do seu público-alvo, que rapidamente irá se inteirar, assim como o seu ou de sua equipe de vendas, que pode ser a responsável por disseminar essa informação.

4. Vídeo para o lançamento de novos produtos
Este tipo de vídeo é muito comum no mercado de tecnologia. Quem nunca se deparou com um magnífico vídeo produzido pela Apple para o lançamento de um novo modelo de iPhone ou iPad? Esse é apenas um exemplo de uso do vídeo para lançar novos produtos e tecnologias.
Entra em questão novamente o caráter didático do vídeo. Para lançar uma nova tecnologia, que seja aceita e adotada pelo mercado, é preciso explicá-la em detalhes, certo? Nada melhor do que o vídeo! Aposte em um formato bem demonstrativo – se for um produto, mostre-o em uso, por exemplo.

5. Para auxiliar a comunicação interna da sua empresa
Utilizado de diversas maneiras, desde uso como vídeo de treinamento até a disponibilização na intranet da empresa para auxiliar na comunicação interna. Esse formato busca divulgar dentro das organizações os projetos relevantes de cada área, e também assuntos como plano de carreira e benefícios dos funcionários, de modo a alinhar as expectativas e difundir a informação.
É muito comum utilização de depoimentos dos funcionários, muitos até no próprio posto de trabalho, bem como animações explicativas. Naturalmente, é uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais força nos setores de RH.

6. Para informar seu público sobre algum acontecimento
Este formato é bem “fora da caixa” e é muito usado em caso de TV corporativa. Por exemplo, se a empresa estiver passando por alguma dificuldade ou um acontecimento não programado, o vídeo é uma excelente ferramenta para suprir essa lacuna de comunicação.
Em formato jornalístico, ele pode informar sobre um acidente, um imprevisto ou um fato ocorrido e, ao mesmo tempo, relatar as providências que serão tomadas. Também é muito comum gravar o recado de CEOs, vice-presidentes ou diretores sobre algum assunto específico. Os resultados são muito bons pois revelam a responsabilidade, o comprometimento e o respeito da organização com seu publico, seja interno ou externo.

É cada vez maior a multiplicidade no formato dos vídeos. Pode-se dizer, inclusive, que o uso da tecnologia e de novas técnicas ou tendências deixa tudo mais inovador. De qualquer forma, o importante é não perder o timing, porque o vídeo tem se consolidado como peça fundamental em estratégias de comunicação vencedoras, e isso já nem chega a ser novidade.
Aposte no vídeo institucional, conte com o auxílio de uma Produtora durante todo o processo, do planejamento à produção, e colha os frutos dessa ferramenta de marketing para o seu negócio.



Principais perguntas frequentes:




Contato

Campo Grande - MS

Email: contato@noarfilmes.com.br
(67) 99134-9411
(67) 99902-8700
(67) 3301-9444


Cuiabá - MT

E-mail: noargrupomt@gmail.com
(65) 98121-8121

Vale do Paraíba - SP

E-mail: noargrupovalesp@gmail.com
(12) 98144 5933